Guia Completo: Tudo o que você precisa saber sobre Chuveiros Elétricos

Guia Completo: Tudo o que você precisa saber sobre Chuveiros Elétricos

Os chuveiros elétricos são a escolha principal para banhos confortáveis e relaxantes

Artigo atualizado em…

Capa Artigo

Os chuveiros elétricos utilizam resistência elétrica para aquecer a água, eliminando a necessidade de sistemas de aquecimento separados. Oferecem regulagem de temperatura simples e constante, ao escolher a temperatura ideal para o seu banho, ela continua a mesma por todo o banho. Além de consumirem menos água durante o aquecimento.

Escolhendo a Voltagem Certa

A voltagem dos chuveiros elétricos é definida pelo valor em Volts e corresponde à tensão elétrica do chuveiro. Ela deve ser compatível com a da sua casa para garantir segurança e funcionamento correto.

No Brasil, é possível encontrar residências com a tensão de elétrica de elétrica de 127 V ou 220 V. Não há diferença de desempenho entre 127 V e 220 V; nem no consumo de energia, a escolha depende da infraestrutura elétrica da sua casa.

Fatores a Considerar ao Comprar um Chuveiro Elétrico

Variação de Temperaturas

Os modelos mais comuns, variam de três a quatro temperaturas, mas é possível encontrar disponível no mercado, opções com até oito temperaturas disponíveis, sendo ótimas opções para se adequar a variações climáticas.

Potência

A potência pode variar de 4400 W a 7800 W, é ela que influencia na capacidade de aquecimento da água do chuveiro.

Tensão Elétrica

A tensão deve ser compatível com a infraestrutura da casa, para que o chuveiro funcione de modo correto e seguro, os modelos podem ser 127 V ou 220 V.

O que é necessário para a instalação de um chuveiro?

Se você quer instalar um chuveiro por conta própria, saiba que não é um trabalho difícil, mas algumas ferramentas são necessárias para realizar o trabalho:

Fique atento ao dimensionamento correto do disjuntor e da fiação do chuveiro. Eles dependem da potência e tensão do produto. Caso algum fio ou cabo estejam mal dimensionados, eles podem causar graves acidentes.

A norma técnica NBR-5410, estabelece as condições para garantir a segurança e bom funcionamento da instalação.

Para determinar o disjuntor e a fiação é importante está atento a esses itens:

  • Potência
  • Voltagem
  • Amperes

A corrente elétrica, também chamada de corrente nominal do disjuntor é expressa em amperes (A), e é definida pelo fabricante do chuveiro.

Para calcular saber amperes o cabo da fiação pode suportar, e qual o disjuntor ideal para o chuveiro que você escolheu, confira nossa tabela:

Tabela tensão x Potência para chuveiros elétricos

Passo a Passo de Instalação do Chuveiro

Desligue a energia:

Antes de começar o trabalho, desligue a chave geral de energia elétrica, para garantir a sua segurança.

Desligue o registro

Mesmo depois de desligar o registro, o cano do chuveiro pode ter um pouco de água, então tome cuidado do tirá-lo do lugar.

Instalação

Primeiro passe o veda roca na entrada de água do chuveiro.

Se sua casa for nos primeiros andares de um prédio alto, a pressão da água pode ser muito grande, nesses casos é importante instalar o redutor de pressão, que já vem com o chuveiro.

Fixação

Rosqueie o chuveiro em sentido horário, até que ele fique bem firme.

Conecte os fios

Você deve identificar os pares e conectá-los. Primeiro o fio neutro (azul), depois o fio terra, (que pode ser verde ou verde e amarelo), e por último o fio fase (que pode ser vermelho, preto ou marrom).

Você pode usar fita isolante em cada par de fios, para deixar sua instalação mais segura.

Teste

Com tudo conectado você pode instalar os acessórios que vem com seu chuveiro se preferir.

Antes de ligar a energia novamente, abra o registro e deixe a água fluir por alguns minutos. O ideal é conferir se tudo está certo, se não tem vazamento e deixar que a água saia do cano e do chuveiro, para que ele não queime.

Com tudo certo, você já pode ligar a energia e aproveitar seu banho quente.

Resistência queimada: o que fazer?

Se seu chuveiro não está esquentando a água, o problema pode ser a resistência, mas trocá-la é um trabalho simples e rápido. Veja nosso passo a passo:

Compre a resistência adequada

Se você não sabe qual a resistência que seu chuveiro possui você, e se você não tem a caixa do chuveiro com essa informação, pode tirar a antiga e comprar uma que siga esse modelo.

Antes de começar é importante que o disjuntor da casa esteja desligado.

Tire a tampa do produto, para ter acesso à parte interna. Só tome cuidado com a borracha que fica entre a tampa e a câmara, ela garante a vedação do chuveiro e não pode ser danificada.

Para tirar a resistência você vai precisar de um alicate. Lembre-se da posição, para não errar o encaixe depois, se for preciso, tire uma foto para guardar.

Troque as resistências

Posicione a nova resistência no lugar da antiga, seguindo a mesma posição e encaixes de antes.

Remonte o chuveiro

Remonte o chuveiro seguindo as instruções que demos anteriormente no texto, antes de ligar a energia deixa a água correr e o ar sair, para que a nova resistência não queime. Feito isso ligar o disjuntor novamente.

Este guia abrange desde a escolha do chuveiro até a instalação e resolução de problemas, proporcionando segurança e conhecimento para uma experiência tranquila. Lembre-se sempre de priorizar a segurança e, se necessário, contar com a assistência de um eletricista qualificado.

Para conferir as melhores opções e preços de chuveiro e duchas, acesse nossa loja virtual!

Capa Artigo

Compartilhe Seu Novo Conhecimento com seus amigos e colegas!!

Ficou com dúvidas? Envie sua dúvida clicando no botão abaixo!